sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Borrego com macarrão

Borrego com macarrão

                               
Então, foi uma gaja deixada em casa sozinha, no feriado de 1 de Dezembro, e pensa para ela: o que vai ser o meu almoço? Bem, tinha borrego em alho e vinho desde a noite anterior no frigorífico e toca de o pôr a fazer, mas com quê era a questão?
Fui ao armário et voilá: macarrão.
Então para quem gosta do que vê, isto foi simples de fazer:

Ingredientes: 
costeleta de borrego (para 4 pessoas)
vinho
alho
2 cenouras
ervilhas (q.b)
tomate (polpa ou tomate)
1 cebola
azeite (q.b)
macarrão (4 pessoas)
para condimentar: manjericão, oregãos, alecrim, noz moscada, colorau, sal)

Acompanhamentos:
pão (para rapar o molho)
alface
Lambrusco Dell´Emilia Rosé frisante (algo fresco)


Na noite anterior, coloquei a carne de vinho (branco) e alhos. 
Comecei por colocar a carne a fazer na panela de pressão, para sair mais bem cozida, com o vinho apenas. No fogão, numa panela bem grande, coloquei o azeite e a cebola a refogar. De seguida coloquei o tomate (aqui em casa congelamos tomate caseiro) - usei 3 médios, as ervilhas e a cenoura cortada às rodelas. Coloquei um pouco de água e deixei ferver durante aproximadamente 20 minutos em lume médio. Com a carne cozida, coloquei-a na panela, juntei os condimentos (aqui fica ao gosto de cada um) e deixei apurar por volta de 15 minutos. Não coloquei sal nesta mistura. Ao mesmo tempo, numa panela à parte cozi o macarrão com uma pitada de sal e azeite.
Quando o macarrão já estava bem cozido (al dente, para depois não partir), coloquei-o na mistura da carne com a ajuda de um escorredor. Misturei tudo bem misturado, com calma, com uma colher de pau. Para finalizar, e engrossar o molho, coloquei cerca de um copo de leite (+/-200 ml) e deixei o molho apurar, indo mexendo para que não agarrasse ao fundo.
Acompanhei com alface, regada a vinagre, azeite, sal fino e oregãos, duas fatias de pão, que eu sou lambareira e gosto de rapar o molho e 
Resultado de imagem para Lambrusco Dell'emilia Fiore di Cremona
um Lambrusco Dell´Emilia Rosé frisante, que tinha comprado no Pingo Doce, há uns tempos atrás. Excelente vinho para quem não quer abusar do álcool, pois apenas tem 8% de volume. Rega bem com qualquer prato de carne e pizza. (O preço ronda entre os 2 a 3 euros)




Espero que façam e que gostem! Não é nada de Estrelas Michelin, nem nunca será esse o objetivo, mas é boa comida e feita com coração e gosto, ainda melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário